domingo, 8 de março de 2009

57km durinhos, durinhos...

Hoje a reunião dos elementos do grupo, foi na minha casa (Moedas), e mal os meus camaradas sonhavam a surpresa que tinha para eles. Hoje o dia ia ser dedicado ás subídas e ás vistas fantásticas que é possivel ver no cimo das nossas serras.
Assim após o grupo reunido hoje composto por mim, o Tó, Cabral, Sérgio, Luis Filipe e Xana começámos a aventura com os primeiros km mais rolantes para aquecer o físico até ao habitual café mas hoje num local diferente do habitual.
Havia que despachar pois a volta era dura e o pessoal tinha que estar cedo em casa para o almoço. Mais uns kms a rolar até à Herdade e ai é que começou a dureza.

Já tinhamos feito este trilho no passeio comemorativo do aniversário da Selinda BTT, mas como nesse dia não se via nada de jeito devido ao nevoeiro, tinha-me ficado no goto e já à algum tempo que queria repetir mas num dia de sol.

A súbida é longa e nalguns sítios a inclinação é tanta que à nossa frente só temos o azul do céu como cenário, é sofrer a bem sofrer até ao cimo mas depois o esforço é recompensado pela vista. Não quero mentir mas acho que naquela serra é possível ver quase a totalidade do conselho da Sertã, depois a norte tinhamos a serra da Lousã, sul a Sertã lá no fundo, mais ou menos a nescente a serra da Estrela coberta de neve e finalmente a poente a serra de São Macário o último doce para mim e para o Luis Filipe.

Depois de alguns minutos de repouso iniciou-se a descida alucinante até Pedrógão Pequeno onde parámos para a 1ª mine.
Como vinhamos numa de descer, decidímos descer até à Ponte Filipina com a intenção de seguir para o Moinho das Freiras mas...

quando chegámos todos lá baixo excepto o Cabral que ficou em Pedrógão à nossa espera o Tó falou e disse."agora era capaz de subir por aqui, nunca o fiz..."
Foi o que o Luis Filipe e eu queriamos houvir e começámos logo a meter veneno "só se for agora...".
A descida é brutal embora perigosa ainda por cima a calçada estava molhada e lá começámos a subida. Dura, dura, dura de roer! piso irregolar, inclinação de sobra, piso molhado, resumindo são os apróx. 2 km mais durinhos que se podem encontrar por estas bandas.

Chegáda novamente a Pedrógão nova mine que a subida tinha limpado a 1ª logo nos primeiros metros.
Depois foi rolar por asfalto até minha casa onde nos esperava um belo vinho do porto e uma fatia de bolo. Como hoje era daqueles dias que parecia que não nos cansávamos o Luis Filipe desafiou a malta para ainda ir subir a serra de São Macário, mas só eu tive coragem de o acompanhar. o Xana já nos tinha deixado lá atrás e foi em direcção à Sertã, o Cabral igual mas em diracção ao Outeiro eu e Luis Filipe demos boleia ao Sérgio e ao Tó até Cernache onde os deixámos e seguimos viagem.
Após o último esforço vencido o último cume era hora de fazer uns alongamentos pois agora as pernas já davam sinal de cansaço. Finalmente foi o regresso a casa com o Luis a bom ritmo e demos por terminada a volta eram 13 horas com 57 km de arrasar.
ficam as fotos...

5 comentários:

Anónimo disse...

Chaveira e Chaveirinha

DOMINGO 19 DE ABRIL 2009
"TRILHOS DA CHAVEIRA"
Chaveira e Chaveirinha convida todos os amantes do BTT, profissionais ou não, a participar neste evento desportivo bem saudavel. Se tem uma biciclete, não conta a idade, pois cada um corre conforme as suas capacidades fisicas, inscreve-te e vem conhecer melhor as aldeias do centro do pais, a chamada zona do pinhal onde não falta o ar puro lindas paisagens e muita simpatia, não te arrependerás.
3:-PASSEIO
BTT DA CHAVEIRA
+/- 25 KM (Médio/Baixo)

*T-Shirt Gratis*

Inscrições podem ser feitas até à hora da partida!

-CONCENTRAÇÃO: 8.30 H INICIO DO PASSEIO: 9.00 H

Para inscrições e mais info contactar:- belouras@hotmail.com

"Aguarde programa difinitivo"

A organização não se responsabiliza por qualquer acidente durante a prova.

Em 2007 na Chaveira participou o CLUBE BTT De Chernache Bomjardim.

(Clic Par Ver Fotos)

http://manecasbikesbtt.blogspot.com/2007/11/passeio-na-chaveira.html

Anónimo disse...

o habitual painel de comentadores mais conhecidos por "paineleiros" está a falhar... que saudades que eu tenho das picardias neste blog... mexam-me esses dedos...

Anónimo disse...

com este meu novo nome de certeza que alguem vai responder...

Anónimo disse...

Gosto do nome mas falta-lhe o Moedas à frente. ai sim o nome assentava-te que nem uma luva...
--Moedas--

Anónimo disse...

anonimo es mesmo toto não e esse hugo.... toto