domingo, 9 de dezembro de 2007

BTT em Pedrogão Grande - "Rota do Zêzere"...

A manhã estava fresca e ameaçava chover... mas nem isso nos afastou do objectivo combinado: um Passeio de BTT em Pedrogão Grande a convite do nosso Amigo e companheiro de pedal - FILIPE.
Tal como combinado, pelas 9h da manhã lá estávamos todos a tirar as bicicletas das viaturas e a ultimar os preparativos para a nosso passeio... O Grupo era constituído por 7 elementos: Sr. João (Pai do Filipe), Filipe, Paulo Almeida, "Tó do Texas", Hugo Moedas, Alexandre Gaspar e Pedro Helder.
Após escolher um de dois percursos possíveis propostos pelos anfitriões, demos início ao Passeio, que teve o seguinte trajecto:
- Tojeira - Pedrogão Grande - Sra dos Milagres - Ponte Filipina - Gruta - Pedrogão Pequeno - Porteleiros - Sra da Confiança - Barragem do Cabril - Ilha - Pesos Fundeiros (Capela) - Tojeira.

Reunidas as condições, após um ligeiro aquecimento em asfalto e o habitual café antes do passeio (para alguns com "dopping" - leia-se "cheirinho"), iniciámos o Passeio...
Trilhos e estradões de terra, estradas em calçada, descidas excelentes mas com algum perigo devido à humidade do piso, paisagens deslumbrantes e eis que estamos no ponto da 1ªparagem... a "Ponte Filipina"... Sem palavras!!!! Para alguns de nós era a 1ªvez que aqui estávamos!!!! Fenomenal mesmo!!!! Se o passeio tivesse terminado aqui, já estaríamos satisfeitos!!!!
"Palavras para quê????!!!????"... Fabulosa vista... Fabuloso ambiente...
Fizemos uma pausa, admiramos a paisagem, e... "temos de ir porque as subidas esperam-nos!!!!"... Esta foi a opinião geral...

Reiniciámos então o passeio, o qual nos continuou a surpreender....
Uma "Gruta" escavada na rocha...
Uma "Queda de água" bem natural...
Um excelente "Parque de Merendas" e os nossos amigos e companheiros de pedaladas da Sertã...
Fabulosas vistas sobre o Rio Zêzere...
Obrigatoriamente, outra pausa para admirar a beleza natural de toda a envolvente!!!

Saindo do Parque de Merendas, efectuamos uma subida longa até Pedrogão Pequeno, depois Portoleiros e outra subida até à Sra da Confiança... depois descemos, claro!!!!.... até à Barragem do Cabril... não sem antes nos depararmos com algumas dificuldades... um percurso menos utilizado ultimamente, e por isso algumas silvas!!!!... mas nada que nos fizesse voltar para trás...
Depois de superadas as dificuldades, seguimos em direcção à Ilha, Pesos Fundeiros (Capela) para terminar em Tojeira, onde nos esperava um FABULOSO almoço de convívio gentilmente oferecido pelos pais do Filipe.
Em jeito de "rescaldo", tivemos um Passeio de BTT EXCELENTE, onde não faltaram descidas, subidas, pisos de diversos tipos e de diversos graus de dificuldade, com EXCELENTES paisagens naturais e com um convívio MAGNÍFICO entre todos os elementos do grupo...

Sinceramente, UM PASSEIO A REPETIR!!!!!! Dificuldades superadas com maior ou menor facilidade, mas VALE SEMPRE A PENA PELOS MAGNÍFICOS ambientes naturais que contemplamos...

Mais palavras para quê?? Escrever mais para quê??...
Ficam as imagens...


...e se quiserem fazer esta voltinha, apareçam....

10 comentários:

Anónimo disse...

Grande passeio!
Recomenda-se, mas para pessoal com menos treino cuidado com a descida para a ponte filipina. A calçada molhada tem que ser com cuidado.
Depois é disfrutar das vistas.
Pronto para repetir, Moedas..

Pedro Helder disse...

Sim...
"Palavras para quê??"....

OBRIGADO FILIPE!!!!! Grande volta... Grande Passeio...

...e a CAMARADAGEM parece ter voltado!!!! Eh..Eh..EH..

Para mim, o MELHOR PASSEIO DE BTT desde o meu regresso...

Pronto para repetir também...
QUANDO É??????

Abraço

Anónimo disse...

…Foi com enorme prazer receber-vos por cá…

…Espero que todos tenham gostado pois este passeio já era "chorado" (por mi) há algum tempo…

O convite mantém-se de pé, para todos aqueles que não puderam vir!

Pronto para vos receber novamente...

Abraço

Anónimo disse...

sim acho que o grupo devia voltar a fazer novamente o passeio .eu era ja amanha para mim foi um espectacúlar.e tambem queria agradecer ao filipe pelo o grande almoco.Alexandre gaspar

Anónimo disse...

houve melhores passeios do que esse........ e com melhor camaradagem ...eh...eh...

Pedro Helder disse...

Identifica-te....
Abraço...
Pedro Helder

Ferrão disse...

Bem, já vi o que perdi, mas a noite anterior foi de festa e quando acordei de manhã olhei para o tempo e... bem me arrependi depois quando vi o sol.
Mais uma vez as minhas desculpas pela falha, mas aproveito para fazer minhas as palavras do Pedro Helder, para repetir quando?
Um abraço a todos

Anónimo disse...

Desde já peço desculpas ao caro amigo Filipe por não ter participado mas a minha "ernea discal" não o permitiu pois ela com a mudança do tempo assim o entende.
Temos que repetir o passeio com certeza.
Fiquei muito triste pois conheço +- a zona e sei que é espectacular.

Um abraço e quando estiver melhor lá estarei eu para pedalar e para curtir as paisagens

Anónimo disse...

Pelas imagens que vi e por tudo o que já li sei que perdi um grande dia de btt, peço desculpa pela minha falta.

Na proxima repetição lá estarei de certeza.

Um abraço para todos
Luis Latado 2007/12/13

Clube de BTT Zona 55 disse...

Só de ver as fotos apeteceu-me meter pelo ecrã do pc adentro com bicla e tudo... para a próxima vez que fizerem este passeio convidem, só não vou se não puder. Um abraço a todo o pessoal do amigo João Valério (Abrantes).